TrekkerCultura

TrekkerCultura® -  Boletim Cultural - N. 19

Frota Estelar Brasil

Boletim publicado em abril de 2000.

insigniabar.gif (585 bytes)

Eleen dá um tapa em McCoy por ele tê-la tocado.Você acredita em astrologia? Acha que os astros que estavam no céu no momento de seu nascimento podem influenciar sua personalidade e seu destino? E o dia da semana em que você nasceu? Acredita que isto influencia de algum modo a sua personalidade? De acordo com uma canção de ninar que serviu de inspiração para o título do episódio Friday's Child, sim.

Neste episódio da série clássica de Jornada nas Estrelas, traduzido no Brasil como O Sucessor, a Enterprise vai ao planeta Capela IV para negociar um acordo de mineração com uma tribo regida por diversos rituais. No planeta encontram um klingon, que ganhara a confiança do líder dos guerreiros capelanos, Maab. Os guerreiros, incitados pelo klingon, assassinam Akaar, o Teer (líder) da tribo, para colocar Maab em seu lugar. Depois aprisionam os visitantes da Enterprise – Kirk, Spock e McCoy – juntamente com a viúva grávida de Akaar, Eleen. A criança sucederia o Teer, então Eleen resignadamente prepara-se para morrer, conforme os costumes locais. Mas Kirk a convence a fugir com eles para as montanhas, onde o doutor McCoy, a muito custo, faz o parto de seu filho.

McCoy devolve o tapa.De acordo com a tradição dos capelanos, nenhum homem poderia tocar na mulher do Teer, mas McCoy consegue a proeza de um modo nada sutil: com um tapa na teimosa paciente! Apesar de ter consentido o parto, ela não desiste de sacrificar a própria vida, mas quer salvar o bebê. Então foge de volta à tribo, mentindo que os terráqueos e o bebê estavam mortos. Maab é traído pelo klingon e entrega a própria vida para que seus companheiros guerreiros possam matá-lo. Em homenagem a Kirk e McCoy, Eleen dá o nome de Leonard James Akaar ao seu filho, agora o novo Teer.

Este é um interessante, porém meio esquecido episódio do segundo ano da série clássica. Nele podemos rever alguns dos melhores momentos do personagem doutor McCoy – nosso querido e saudoso DeForest Kelley. Mas muitos trekkers se perguntavam de onde teria surgido o título original, Friday's Child – criança da sexta-feira? É isso mesmo.

Esse nome foi tirado de uma popular canção de ninar, cuja letra diz que a criança tem certas características de acordo com o dia da semana em que nasce.

Monday's child is fair of face,
Tuesday's child is full of grace,
Wednesday's child is full of woe,
Thursday's child has far to go,
Friday's child is loving and giving,
Saturday's child has to work for its living,
But a child that's born on the Sabbath day
Is fair and wise and good and gay.

A criança da segunda-feira tem pele clara,
A criança da terça é cheia de graça,
A criança da quarta é muito aflita,
A criança da quinta tem um longo caminho pela frente,
A criança da sexta é amorosa e generosa,
A criança do sábado tem de trabalhar para ganhar a vida,
Mas a criança nascida no domingo
É justa e sábia e bondosa e alegre.

Existe uma outra versão da cantiga em que os dois últimos versos são:

But the child that works hard on the Sabbath Day,
is blithe and bonny, good and gay.

Mas a criança que trabalha bastante no domingo
é contente e saudável, bondosa e alegre.

O autor dessa cantiga talvez tenha se inspirado na própria origem dos nomes dos dias da semana (em inglês, claro) para atribuir as características às crianças nascidas em cada dia. Por exemplo, a criança nascida na segunda-feira "tem pele clara". O nome "Monday" quer dizer "Moon Day" – dia da deusa lua. "Tuesday" vem de "Tiw's day", dia de Tiw – ou Tyr, ou Tir – deus da guerra honrada, guerreiro e filho de Odin (ou Woden), deus da guerra, da lei e da sabedoria, e sua esposa, Frigga, a mãe-terra. Estes são todos deuses escandinavos. Será que o título de Teer, que aparece no episódio, também foi inspirado nesse deus da terça-feira? Mas então o episódio deveria se chamar "Tuesday's Child"... Bem, de qualquer forma, a cantiga de ninar diz que a criança da terça é "cheia de graça", o que talvez não tenha muita relação com Tiw, o deus da guerra. Tiw é também associado a Marte, deus romano da guerra.

O Poderoro Thor"Wednesday" recebeu este nome em homenagem ao pai de Tiw, Odin (ou Woden) – "Wonden's day". Como ele também era um deus guerra, além de deus da lei e da justiça, faz sentido que a criança deste dia seja "muito aflita". "Thursday" tem esse nome em homenagem a mais um filho de Odin (ou Woden): Thor, o deus da força e do trovão (quem se lembra do "Poderoso Thor" dos quadrinhos na Marvel? Figura ao lado).

"Saturday" é o dia de Saturno, o deus romano da agricultura, e a criança deste dia tem de trabalhar muito para ganhar a vida, como todo agricultor. O domingo, "Sunday", é o dia do Sol. E a nossa estrela favorita é quem nos dá vida neste planeta, e luz e calor e alegria. Portanto, a criança deste dia tinha de ser contente, saudável e alegre!

Bem, finalmente, a sexta-feira. Como todos os homens da família foram homenageados – o pai, Odin, e seus filhos, Tiw e Thor – a mamãe Frigga não podia ser deixada de lado. Então, a sexta-feira – "Friday" – é o "Frigga's day", em homenagem à mãe-terra. As mães são geralmente amorosas e generosas – particularmente a mãe terra. Talvez seja por isso que a cantiga diz que a criança da sexta é amorosa e generosa. E pode ser que o título do episódio se refira à mãe, Eleen, e não a seu filho, afinal. Ou quem sabe o roteirista quis nos dar uma dica de como seria o novo Teer, Leonard James?

E você? Em qual dia da semana nasceu? Um abraço e até o próximo boletim!

insigniabar.gif (585 bytes)

Anterior | Próximo

Página Inicial