TrekkerCultura

TrekkerCultura® -  Boletim Cultural - N. 2

Frota Estelar Brasil

Boletim publicado em 1991.

Enterprise disparando phaser azul


Este é o "Mr. Hyde" de Balok.Ao final do episódio The Corbomite Maneuver (A Manobra), o Comandante Balok explica que aquele boneco que havia ameaçado a Enterprise era na verdade seu alter-ego, o Mr. Hyde de seu Jekyll.

Ele se refere à famosa obra de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886), que em português recebeu o título de O Médico e o Monstro. É a história de um respeitável médico da Inglaterra, Dr. Henry Jekyll, que, tomando consciência da dualidade entre o bem e o mal que existe dentro de si -- como, de resto, dentro de todos os homens --, descobre uma droga que o torna capaz de isolar este lado mau num corpo totalmente diferente do seu. Ele ingere a droga, deliberadamente, e se vê transformar num outro homem, que dele possui apenas o lado mau, lascivo, sádico e Capa de uma das edições de "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" violento. A esse outro "eu" ele dá o nome de Mr. Edward Hyde. Através de Mr. Hyde, Dr. Jekyll se entrega aos prazeres do mundo sem manchar sua reputação e sem ficar com remorso de seus atos.

A situação, porém, foge de seu controle e Mr. Hyde "aparece" com mais freqüência do que deveria, ou seja, seu lado mau estava se sobrepondo à sua outra parte e se tornando cada vez mais violento, chegando ao ponto de matar uma pessoa por puro prazer. No final, não resta outra saída ao médico senão o suicídio para destruir o "monstro".

The Enemy Within, outro episódio de Jornada nas Estrelas, trata de assunto semelhante ao mostrar o Capitão Kirk se dividir em dois devido a um problema no teletransporte: um bom e outro mau. Obviamente, nosso querido capitão não precisou recorrer ao suicídio para resolver o problema...

Além desse romance, R.L. Stevenson, escritor escocês nascido em 1850, escreveu também Treasure Island (A Ilha do Tesouro), Kidnapped (Raptado), The Master of Ballantrae (O Morgado de Ballantrae) e o inacabado Weir of Hermiston (O Açude de Hermiston), considerado sua obra-prima.

Anterior Próximo

Página Inicial