TrekkerCultura

TrekkerCultura® -  Boletim Cultural - N. 6

Frota Estelar Brasil

Boletim publicado em 1992.

insigniabar.gif (585 bytes)

A criatura, "vampiro de sal", ataca Kirk.No episódio The Man Trap (A Armadilha), a criatura que se alimentava de sal e que se disfarçava assumindo formas humanas faz sua primeira vítima entre os membros da tripulação da Enterprise ainda na superfície do Planeta M-13. Através de "ventosas" nos dedos das mãos, ela simplesmente suga-lhe todo o cloreto de sódio do corpo. Ela tenta, porém, simular um acidente, colocando na boca da vítima pedaços de uma planta chamada Borgia, potencialmente venenosa. Procurei saber se tal planta realmente existia e nada encontrei. O nome, portanto, deve ter sido inventado.

Mas por que Borgia? Se minhas suspeitas estiverem corretas, esse nome faz referência aos Borgia, família italiana de origem espanhola que exerceu grande influência na política e na Igreja da Itália, nos séculos XV e XVI, ou seja, na época do Renascimento. Pelo menos três Papas da época vieram da família Borgia. Rodrigo Borgia, por exemplo, sobrinho do Para Calixto III, também se tornou Papa, sob o nome de Alexandre VI. Antes, porém, ele foi casado e teve cinco filhos, dos quais se destacaram César e Lucrécia.

César BorgiaCésar Borgia (à esquerda) tornou-se Duque em 1499 e, apesar de ser um político hábil, era cruel e libertino. Na tentativa de unir as principais regiões da Itália sob seu governo, utilizou um método e eficiente para livrar-se de seus opositores: ele simplesmente os matava. Consta que, toda noite, quatro ou cinco pessoas assassinadas eram encontradas em Roma. Uma das principais armas de César, bem como do resto da família, para eliminar os inimigos - quando da impossibilidade do uso da violência - era o veneno. O historiador suíço Jacob Buckhardt (1818-1897) nos conta em seu livro A Cultura do Renascimento na Itália: "Aqueles que os Borgia não logravam apanhar por meio da violência sucumbiam a seu veneno. Faziam uso daquele pó, branco como a neve e agradável ao paladar, que não surtia efeito imediato, mas paulatino, e se deixava misturar a todo prato e bebida". Entre as vítimas de César contam seu próprio irmão e seu cunhado, segundo marido da irmã Lucrécia, que se casou três vezes para satisfazer os interesses políticos do pai.Lucrécia Borgia

Lucrécia (à direita), no entanto, não negava seu sangue: segundo consta, ela assassinou muita gente, na maioria das vezes por envenenamento, e tinha fama de ser tão libertina quanto o irmão. Entretanto, ela merece um crédito: foi protetora das artes, letras e ciências, reunindo em sua corte as mais brilhantes figuras do Renascimento, como o poeta italiano Ludovico Ariosto, autor do famoso poema épico Orlando Furioso.

Apesar de todos esses fatores, César Borgia é considerado pelos historiadores como um grande líder, pois conseguiu unificar um estado. Maquiavel, conhecido filósofo renascentista, escreveu sua obra mais importante, O Príncipe, inspirado nas realizações de César. Neste livro, Maquiavel preconizava um sistema político que tinha por base a astúcia, a má-fé, o oportunismo. Hoje, quando dizemos que uma pessoa é "maquiavélica", isto significa que é astuta, traiçoeira, ardilosa.

Bem, talvez não fosse a idéia do roteirista do episódio The Man Trap fazer referência à família Borgia quando deu esse nome àquela planta venenosa. Mas, se não foi essa a intenção, então acho que estamos diante de uma grande coincidência!

 insigniabar.gif (585 bytes)

Anterior  |  Próximo

Página Inicial